segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Custo de Oportunidade


Para os estudantes da ciência contábil e principalmente para os economistas, a definição de Custo de Oportunidade é: O custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida.

Tendo em vista essa definição acadêmica, é fácil perceber que não é obrigatório que este seja tratado em termos monetários. Senão vejamos, o Custo de Oportunidade de uma ida ao cinema poderá ser uma saída com os amigos ao bar.

Em todos os momentos do nosso dia abrimos mãos de uma determinada atitude por outra. Começar a trabalhar, ou me dedicar somente a faculdade?

Tenho amigos que optaram pelo seguinte caminho: Dedicar a vida profissional agora e quando tiverem realizados nessa área terão filhos. Qual o Custo de Oportunidade desse casal? Curtir os filhos já velhos? Serem chamados de avôs ao invés de pais? E se a decisão fosse o inverso? O Custo seria casal frustrados profissionalmente sem condições de dar uma boa escola ou lazer para o filho?

Não existe um Custo de Oportunidade padrão a ser seguido, não existe o certo e o errado. O melhor custo é o que te faz feliz hoje e o fará amanhã sem o peso da partícula "se".

Para a Contabilidade, custo é o sacrifício com os quais uma pessoa tem de arcar para atingir seus objetivos. Tudo tem um custo, não importa o caminho que escolha.

Qual o meu Custo de Oportunidade em está escrevendo esse texto? Corrida no parque. Mas, estou feliz pelo sacrifício, meus leitores anônimos não me cobrarão (risos).

E você está disposto a pagar o custo pela escolha que fez? 
                                                                                       Alessandro R.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário