segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saudade

Saudade: Recordação, entre triste e suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou de possuí-las. (Dicionário Ruth Rocha)

A origem da palavra saudade em nossa tortuosa língua portuguesa é obscura e um mistério. Mas, de onde vem suas origens? Do latin solitate (solidad, solidão)? Do árabe saudah? Dos arcaísmos soydad? Ou será de uma língua de outro planeta?

Um amigo formado em letras, um dia, me disse que ela vem do francês solitude, mas pesquisaram, e essa palavra não tem o mesmo significado da nossa, não com a mesma poesia e sofrimento que a usamos.

Nossa língua pátria nos deu esse presente único "saudade", para que nossas poesias ficassem mais belas, nossos amores mais dramáticos e nossas perdas com dores insuportáveis.

Não há um Ser que fale a língua portuguesa que nunca a usou para expressar suas mais amargas dores. Essa tríssilaba consegue traduzir um sentimento que consegue ser ao mesmo tempo gostoso e dolorido, alegre e triste, que nos faz chorar e sorrir, que consegue ser dor ao coração e alegria a alma, é presença e ausência, o convívio e a distância e consegue ser a tristeza do ver-não-vendo.

Que saudade eu tenho... da minha infância... adolescência... amores... pessoas queridas que se foram...amigos...colegial... faculdade.

Que saudades estou do minuto que acaba de se passar!!

Texto dedicado a Ela.                                 Alessandro R.S.
                                                                                     

Um comentário:

  1. Que saudade eu tenho... da minha infância... adolescência ( Passou esses dias)... amores... pessoas queridas que se foram...amigos...época de escola..

    Sinto falta de tudo isso.

    Tempo bom demais. :l

    ResponderExcluir